Estudo 13 - O Juízo

1 - Para onde foi Jesus, após Sua ascensão? Hebreus 8: 1, 2; 9: 24; Apocalipse 1: 12, 13.

"Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem".

"Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;"

"E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro".

Comentário: Jesus, ao subir para o Céu, foi ministrar no Santuário celestial

2 - O que aconteceria no Céu e na Terra, no fim das 2300 tardes e manhãs? Daniel 8: 14 - 17; Apocalipse 14: 6, 7; 11: 18, 19; 10: 7 - 11.

"E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.
E aconteceu que, havendo eu, Daniel, tido a visão, procurei o significado, e eis que se apresentou diante de mim como que uma semelhança de homem.
E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão.
E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo".

"E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,
Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas".

"E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva".

"Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.
E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.
E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis".

Comentário: Cristo, em 1844, estaria passando do Lugar Santo para o Santíssimo no Santuário Celestial, enquanto aqui na Terra a Sua igreja estava sendo organizada. Saiba mais ...

3 - Que profecia revela a data do início da contagem dos 2300 anos? Daniel 9: 24 - 27.

"Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador".

(   ) 1260 anos.
(   ) 1290 anos.
(   ) 1335 anos.
(X) 70 semanas (490 anos)


4 - Qual é o papel de Jesus no julgamento? João 5: 22; Daniel 7: 9, 10.

"E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo";

Comentário: Ele é nosso Juiz.

5 - Além de Juiz, qual é a outra função desempenhada por Jesus? I João 2: 1.

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo".

Comentário: Nosso Advogado.

6 - O que Deus julgará? Eclesiastes 12: 14.

"Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau".

Comentário: Deus trará a Juízo todas as coisas, até as que ficaram encobertas.

7 - De que modo seremos julgados? Apocalipse 20: 12.

"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras".

Comentário: Seremos julgados segundo o que está registrado nos livros do Céu.

8 - Quantos comparecerão perante o tribunal de Cristo? II Coríntios 5: 10.

"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal".

Comentário: Todos.

9 - Que devemos fazer para sermos aprovados no Juízo? Romanos 8: 1.

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito".

Comentário: Devemos estar em Cristo, viver como Ele viveu, uma vida de obediência ao Pai.

10 - Qual é a norma pela qual seremos julgados? Tiago 2: 10 - 12; Eclesiastes 12: 13, 14.

"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade".
Tiago 2:10-12

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau".
Eclesiastes 12:13,14

Compromisso de fé:
(  ) Desejo obedecer à Palavra de Deus e aos Seus mandamentos.
(  ) Aceito Jesus como meu Salvador e O constituo meu advogado pessoal.
___________________________________________________


Conheça o Livro O Grande Conflito de Elle G White, baixe a versão ebook e leia-o. O capítulo 28 fala do Juízo. Boa leitura. Click aqui para fazer o download

Nenhum comentário:

Postar um comentário