Estudo 26 - A Vida do Espírito

 1 - Que promessa Jesus fez aos discípulos antes de sua ascensão? João 14:16Lucas 24:49.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre";

"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder".


2 - O que os discípulos fizeram após a ascensão de Cristo? Atos 1:412-14. (marque V ou F)

"E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes

Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos".

(  ) Perseveraram unânimes.

(  ) Oraram e esperaram.

(  ) Se separaram.

3 - Quando se cumpriu a promessa? Atos 2:1-4.

"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".

4 - Como o Espírito Santo é apresentado na Bíblia? Atos 5:3,4Mateus 28:19.

"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus".

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".


(  ) Ente divino. 

(  ) É uma força impessoal.

(  ) Não existe.

5 - Quais são as funções desempenhadas pelo Espírito Santo? João 14:26João 16:8-131 Samuel 10:6. (marque V ou F).

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".

"E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir".

"E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem".

(  ) Ensinar algumas coisas.

(  ) Convencer do pecado, da justiça e do juízo.

(  ) Guiar em toda a verdade.

(  ) Mudar a natureza humana.

6 - Quando uma pessoa é batizada com o Espírito? João 3:5Mateus 3:16.

"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus".

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele".

Comentário: A Bíblia associa o batismo com o Espírito Santo ao batismo nas águas, mas, essa deve ser uma experiência renovada diariamente na vida daqueles que se entregaram a Deus e foram batizados.

7 - Como podemos saber se o crente possui ou não o Espírito Santo? Atos 5:32Gálatas 5:22,23. (marque V ou F).

"E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem".

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Contra estas coisas não há lei".

(  ) Ama a Deus, obedece aos Seus mandamentos e à Sua palavra. (João 14:15).

(  ) Sua vida apresenta o fruto, ou as virtudes do Espírito.

(  ) Fala em línguas estranhas.

8 - O que devemos pedir hoje a Jesus? Lucas 11:13.

"Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?"

(  ) Espírito Santo.

(  ) Alegria.

(  ) Nada.

Comentário: O batismo do Espírito Santo deve ser uma experiência diária na vida dos filhos de Deus. Essa experiência está associada a três atividades diárias: Estuda da Bíblia, com disposição para obedecer, oração e testemunho aos que ainda não conhecem Jesus.

Compromisso de fé: 

Dedicarei tempo, todos os dias, ao estudo da Bíblia e à oração, para que seja batizado diariamente com o Espírito Santo. Dessa forma, espero ser poderoso em palavras e ações, bem como no testemunho de minha fé aos semelhantes.

____________________________________________ 

 DICA

    O estudo de hoje pode ser complementado, para uma melhor compreensão, através da leitura do livro da escritora americana Ellen Gold White, Atos dos Apóstolos, leia o capítulo 5 "O dom do Espírito". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário