Estudo 24 - Princípios de Vida Cristã

1 - Que práticas frequentes contribuem para a manutenção e fortalecimento da fé, e do crescimento espiritual do crente? 

     Veja os textos abaixo na Bíblia, ou CLICK AQUI para ler na Bíblia online

  • João 5:39 - Estudar a Bíblia.
  • Colossenses 4:2 - Orar sempre.
  • Hebreus 10:25 - Ir à igreja.
  • Marcos 5:18-20 - Testemunha de Cristo.
Comentário: Os itens acima constituem práticas que firmarão nossa fé na palavra de Deus, mantendo-nos na igreja, sem vacilar.

2 - Como devemos viver as horas do Sábado? Isaías 58:13,14Lucas 4:1631.

"Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse".
"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados".

Comentário: O exemplo de Cristo nos diz que o Sábado não é um dia de não fazer nada, mas um dia de adoração, comunhão e serviço desinteressado ao semelhante. Os limites do Sábado vão desde o por do sol de sexta feira até o por do sol de Sábado. ( Neemias 13: 19; Lucas 23: 50-56) Neste período as atividades materiais dão lugar as espirituais.

3 - Como devem os membros da igreja se comportar em relação a seus irmãos? Efésios 4:25Gálatas 5:136:110. (marque V ou F).

"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros".
"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor".
"Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé".

(V) Falar a verdade.
(V) Servir uns aos outros.
(V) Fazer o bem.

4 - Que princípios a Bíblia estabelece para o vestuário feminino? 1 Pedro 3:3,41 Timóteo 2:9.

"O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus".
"Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos".

Comentário: Vista o traje de um espírito manso e honesto. Homens e mulheres devem vestir-se com modéstia cristã. 
5 - Qual é a atitude do cristão para com o casamento? 1 Coríntios 7:10-14Mateus 19:8,9Hebreus 13:4.

"Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos". 
"Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério".
"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará".

Comentário: Deve haver fidelidade no casamento. 

6 - Que diz a Bíblia sobre costumes e diversões mundanos? 1 João 2:15-17Tiago 4:4.

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre".
"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus".

Comentário: Não devemos praticar as coisas do mundo, relacionadas ao pecado, devemos amar as pessoas, mas não as suas práticas erradas.

7 - Que princípios a Bíblia estabelece para orientar o comportamento sexual? Êxodo 20:141 Coríntios 6:918.

"Não adulterarás".
"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo".

Comentário: O sexo pertence ao casamento, nunca antes dele.

8 - Qual deve ser o comportamento cristão em relação as autoridades? Romanos 13:1-41 Pedro 2:13,14Atos 5:29.

"Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal".
"Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;
Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem".
"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens".

Comentário: Devemos obedecer as autoridades, entretanto esta obediência deve estar vinculada a palavra de Deus, ou seja, devo obedecer até ao ponto em que esta obediência não me faça transgredir as leis do Céu.

9 - Que cerimonias foram instituídas por Jesus para os cristãos, e o que elas significam? João 13:4,515;  1 Coríntios 11:23-28.

"Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também".
"Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice".

Comentário: A Santa Ceia comemora a morte de Jesus, e nossa morte para o pecado. O lava-pés é uma cerimônia de humildade que mostra que todos nós somos iguais perante Deus e necessitamos dEle para a salvação. O pão representa o corpo de Cristo, e o vinho (suco de uva puro e sem álcool) representa o seu sangue vertido pelos nossos pecados.

Compromisso de fé: 

Aceito viver de acordo com os seguintes princípios cristãos:
(  ) Comungar diariamente com Deus, lendo a Bíblia e orando.
(  ) Frequentar regularmente a igreja, participar dos cultos e testemunhar de Cristo.
(  ) Revelar modéstia e bom senso no vestuário.
(  ) Deixar de usar adornos.
(  ) Amar os irmãos.
(  ) Participar sempre da santa ceia.
(  ) Não me envolver com as diversões mundanas.
(  ) Manter-me puro no casamento ou como jovem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário