Estudo 21 - Ofertar, Um Ato de Adoração

1 - Que reconhecimento a pessoa demonstra ao ofertar a Deus? Deuteronômio 16:161 Crônicas 29:13,14.

"Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o Senhor".
"Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.
Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos".

Comentário: Reconhece que tudo vem de Deus.

2 - Em que nível de importância a Bíblia coloca dízimos e ofertas, como elementos de adoração? Malaquias 3:8.

"Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas". 

Comentário: Dízimos e ofertas tem sentidos diferentes, mas são iguais perante Deus. Estão no mesmo nível de igualdade como ato de adoração. 

3 - Quais são os critérios que a Bíblia apresenta para separação das ofertas, em nossa adoração? (marque V ou F). Veja os textos abaixo na Bíblia online.

(V) Deuteronômio 16:17 - a oferta deve ser individual e voluntária.
(V) I Coríntios 16:2; II Coríntios 9:5 - a oferta deve ser planejada.
(V) I Coríntios 16:2 - a oferta deve ser regular e sistemática.
(V) Deuteronômio 16:17; I Coríntios 16:2- a oferta deve ser proporcional às bençãos recebidas.

4 - Como devem ser usadas as ofertas e como a Igreja Adventista do Sétimo dia as distribui? Êxodo 36:3.

"Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias".

Comentário: A igreja destina as ofertas para a construção e manutenção de templos, bem como o apoio à pregação do evangelho em regiões pobres, consideradas campos missionários.

5 - Antes de adorar a Deus com a devolução fiel e estemática dos dízimos e ofertas, o que devemos entregar-Lhe? 2 Coríntios 8:5

"E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus".

Comentário: Primeiro devemos entregar nosso coração e nossa vida a Ele. Primeiro devemos ser dEle, depois nossas ofertas e dízimos.

6 - Define a Bíblia o percentual de nossas ofertas a Deus? Deuteronômio 16:17.

"Cada um, conforme ao dom da sua mão, conforme a bênção do Senhor teu Deus, que lhe tiver dado".

Comentário: Não define. cada um deve planejar de acordo com o que ganha. 

7 - Qual deve ser a motivação para ofertarmos? 1 Coríntios 13:1-3João 3:16.  (marque V ou F).

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria".

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

(F) Enriquecer a Deus.
(F) Ser reconhecido como generoso.
(V) Amor a Deus e a Sua causa.

Compromisso de fé:

(  ) Compreendo e aceito o ensino bíblico quanto a dizimar e ofertar.
(  ) Reconheço que tenho sido abençoado por Deus.
(  ) Estou decidido a manifestar minha gratidão a Ele, sendo liberal na doação de ofertas.

________________________________________________

Se você tem alguma pergunta e gostaria de saber a resposta, click aqui para entrar em contato conosco.


TIRE SUA DÚVIDA PELO WHATSAPP



Nenhum comentário:

Postar um comentário